• Home
  • About Us
  • Where We Work
  • Our Initiatives
  • News Room
  • Blog
  • My Nature Page

None


TNC no Brasil Press Releases
Search All Press Releases


Alexander Rose
arose@tnc.org 61-34219135

Conferência Mundial Katoomba em Cuiabá

Pagamentos por Serviços Ambientais e REDD na pauta

Brasília, DF — 01 de abril de 2009 

A The Nature Conservancy (TNC) participa da Conferência Mundial Katoomba, que acontece nos dias 1º a 4 de abril, em Cuiabá (MT). Na ocasião, os especialistas da TNC abordarão temas como Serviços Ambientais e Pagamentos da Água, Projeto Soja mais Verde e Redução de Emissões para o Desmatamento e Degradação (REDD). O evento reunirá diversos segmentos da sociedade para discutir as experiências e o potencial de aplicação de pagamentos por serviços ambientais, uma alternativa econômica para manter a floresta em pé, com grande possibilidade de ser aplicada em diversas regiões da Amazônia Legal, como no norte e noroeste de Mato Grosso.

 

Em 1º de abril, Fernando Veiga, coordenador de Serviços Ambientais da TNC, participa do painel “Novas oportunidades – mercados da água”, das 16h30 às 17h45, e falará sobre a evolução do tema dos pagamentos por serviços ambientais e os pagamentos de água no Brasil, um novo mercado que está se formando, do qual a organização é uma das pioneiras em projetos, como o Produtor de Água, na cidade de Extrema (MG).

 

Gina Timotheo, representante estadual da TNC no Mato Grosso, participará do painel “Offsets e atividades bancárias de biodiversidade no Brasil”, promovido também em 1º de abril, das 17h45 às 19h, onde apresentará o projeto Soja Mais Verde, desenvolvido em parceria com a Associação dos Produtores de Soja em Mato Grosso (Aprosoja) com o objetivo de mobilizar US$ 15 milhões para a regularização ambiental de pelo menos 3.500 propriedades rurais, gerando em torno de 2 milhões de hectares de terras preservadas em forma de reserva legal e áreas de preservação permanente (APP).

 

Já na reunião fechada que acontece no Sesc Pantanal, nos dias 3 e 4 de abril, diretor do programa da Mata Atlântica da TNC, apresentará algumas das experiências da TNC e parceiros com projetos relacionados aos principais serviços ambientais. De acordo com Calmon, a TNC tem investido fortemente no conceito de serviços ambientais e acredita nos mecanismos que venham a pagar aos provedores desses serviços. ”Esta é uma das formas mais eficazes de atingir conservação na escala desejada e necessária para garantir a manutenção e a qualidade dos serviços ambientais, como regulação climática, manutenção dos recursos hídricos e conservação da biodiversidade”. 

 

Sobre a Conferência Mundial Katoomba

 

A conferência Katoomba é realizada anualmente pelo grupo Katoomba, uma rede internacional de organizações que visa promover o debate e as iniciativas de pagamentos por serviços ambientais. São parceiros na organização do evento o governo do Estado do Mato Grosso, Forest Trends, Ipam – Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia, ICV, The Nature Conservancy – TNC, ISA – Instituto Socioambiental, Woods Hole Research Center e Aliança da Terra. Interessados podem efetuar a pré-inscrição no evento pelo site www.katoombameeting2009.com.br

 

A Conferência será dividida em duas partes. Nos dias 1 e 2 de abril, o público poderá acompanhar os debates no Centro de Eventos do Pantanal, onde serão realizadas palestras com especialistas no assunto e mesas-redondas que reunirão governadores e prefeitos da região amazônica, pesquisadores, representantes do setor empresarial e de organizações da sociedade civil. Nos dias 3 e 4 de abril, as discussões continuam em uma reunião fechada no Sesc Pantanal.

 

 

 

 

CONFERÊNCIA MUNDIAL KATOOMBA

Centro de Eventos do Pantanal

Av. Bernardo Antônio de Oliveira Neto, s/n

Ribeirão do Lipa, Cuiabá, MT – Brasil

                         

QUARTA-FEIRA, 1º DE ABRIL DE 2009

8:00 h                Portas Abertas & Inscrições

9:00 – 10:00 h  Boas-Vindas

·   Michael Jenkins, CEO, Forest Trends

·   Governador Blairo Maggi, Estado do Mato Grosso

·   Carlos Minc, Ministro do Meio Ambiente, Brasil 

10:00 – 11:30 h    - Panorama atual das iniciativas estaduais pelos governadores da região Amazônica

                              Em novembro de 2008, os governadores de 4 estados amazônicos reuniram-se com o governador da Califórnia e outros governadores de todo o mundo para discutir uma estratégia de cooperação na luta contra o aquecimento global.  Esta sessão oferece uma oportunidade de discutir os próximos passos práticos.

                          Moderadora: Izabella Teixeira,  Secretária-executiva  Ministério do Meio Ambiente, Brasil

·   Gov. Blairo Maggi, Mato Grosso: Lançamento do Fórum Estadual de Mudança Climática

·   Gov. Eduardo Braga, Amazonas: Bolsa Floresta e outros programas

·   Gov. Arnóbio Marques, Acre

·   Gov. Ana Júlia Carepa, Pará

·   Gov. Waldez Goes, Amapá

·   Gov. Ivo Cassol, Rodônia

·   Gov. Marcelo Miranda, Tocantins

·   Gov. José de Anchieta Júnior, Roirama

11:30 – 12:00 h    Coffee Break

12:00 – 13:00 h    Desmatamento e Mudança Climática, Panorama Atual do Estado da Califórnia

·   Tony Brunello, Secretário Adjunto de Energia e Mudança Climática do Estado de Califórnia:

                 O desenvolvimento da Califórnia e dos Estados Unidos

13:00 – 14:00 h    Almoço

14:00 – 14:45 h    Carbono Florestal na Amazônia: Marcus Frank, Diretor do Departamento Brasileiro de Mudança Climática, McKinsey Brasil

                          O negócio global: uma nova análise pela McKinsey das oportunidades de abatimento para uso de florestas e terras no contexto da mudança climática global. 

14:45 - 16:15 h Novas Oportunidades – O Futuro do Carbono

                              O papel potencial dos mercados de carbono no controle do desmatamento e promoção do desenvolvimento sustentável na Amazônia.  Desafios aos níveis de projeto, nacional e global

                          Moderador: Daniel Nepstad, Moore Foundation

·   André Aquino, Banco Mundial: BioCarbon Fund & WB Emerging Carbon Funds

·   Steve Schwartzman, Defesa Ambiental: REDD na Convenção Estrutural da ONU sobre Mudança Climática e legislação nos EUA

·   Johannes Ebeling, EcoSecurities: Sinais do Mercado

·   Tasso Azevedo, Ministro do Meio Ambiente, Brasil: A Gênese do Fundo Amazônia

·   Virgilio Viana, Fundação Amazonas Sustentável: Superando os Desafios Políticos

16:15 – 16:30 h      Coffee Break

16:30 – 17:45 h    Além do Carbono: Mercados da Água

                          Moderador: Carlos Eduardo Young, Instituto de Economia – UFRJ

·   Carlos Muñoz Piña, INE (Pagamentos por Água no México, Costa Rica, e Equador)

·   Fernando Veiga, TNC (Pagamentos por Água no Brasil)

·   Devanir Garcia, Agência Nacional de Águas: Sistema Nacional para Pagamentos for Água

·   Dr Tom Simpson, Water Stewardship, Inc.: Trabalhando com a Agricultura e Qualidade de Água na Baía de Chesapeake

·   Adam Diamant, Electric Power Resource Institute: Concessionárias de Energia e Iniciativa Ohio River Valley

17:45 – 19:00 h    Offsets e Atividades Bancárias de Biodiversidade no Brasil

                          Moderador: Pedro Leitão, FUNBIO

·   Patrick Maguire e Toby Gardner, Forest Trend’s BBOP: Offsets de Biodiversidade

·   Gina Timotheo, The Nature Conservancy: Soja + Verde

·   Ken Sanchez, US Fish and Wildlife Service: Conservation Bank na Califórnia

·   Paulo Gustavo do Prado, Conservation International-Brasil: Biodiversidade, Carbono e Alívio da Pobreza

20:00 h              Jantar/recepção oferecido pelo Governo do Estado de Mato Grosso

                          Apresentação do Mercado do Ecossistema, Portal de Carbono Florestal por Kate Hamilton

                          Um novo instrumento para propiciar informação transparente a respeito de projetos de REDD

 

 

QUINTA-FEIRA, 2 DE ABRIL DE 2009

8:30 – 9:00 h      Dia 2 Boas Vindas

·         Luis Henrique Daldegan, SEMA Mato Grosso: Lançamento do Plano de Desmatamento Evitado no Mato Grosso

9:00 – 10:45 h    Propostas do Governo Brasileiro (Apresentação, Perguntas e Respostas)

                            Como lidar com as diferentes abordagens em nível estadual e federal.  Os potenciais desafios  e as oportunidades pela frente.

                            Moderador: Mario Monzoni, Fundação Getúlio Vargas

·         Valmir Ortega, Secretário de Meio Ambiente do Estado do Pará

·         Luciano Coutinho, BNDES (TBC)

·         Paulo Moutinho, IPAM

·         Adriana Ramos, Instituto Socioambiental

·         Isabella Teixeira, Secretária Executiva MMA

10:45 – 11:00 h        Coffee Break

11:00 – 12:30 h         Iniciativas sub-nacionaiss de REDD: Desafios e Oportunidades

            Participação da sociedade civil como fator chave para promover iniciativas de REDD regionalmente       

                               Moderador: Virgilio Viana, Fundação Amazonas Sustentável

·         André Lima, IPAM: Pacto para Redução do Desmatamento e Valorização da Floresta

·         Sérgio Henrique Guimarães, Instituto Centro de Vida: Proposta de REDD para Mato Grosso

·         Mariano Cenamo: O Projeto Juma REDD – 1o Projeto Ouro CCBA

·         Ricardo Arioli, APROSOJA

12:30 – 13:30 h        Almoço

13:30 – 15:00 h  Perspectivas-chave Indígenas e Comunitárias para o Sucesso de REDD e outros Mercados Ambientais Regionalmente

                            Comunidades são os guardiões-chave dos serviços dos ecossistemas. Para um esquema de REDD ou de PAS ser bem sucedido, comunidades indígenas e rurais precisam estar envolvidas em todas as fases do projeto.

                            Moderadora: Dra. Mary Allegretti

·         Dr. Vincenzo Lauriola, Assessor da Presidência, FUNAI

·         Almir Surui, Chefe do Povo Suruí

·         Rubens Gomes, Grupo de Trabalho Amazônico

·         Jecinaldo Barbosa Cabral, COIAB

·         Juan Carlos Jintiach, Amazon Alliance (TBC)

 

15:00 – 15:30 h      Diálogo de Encerramento

·         Michael Jenkins, CEO, Forest Trends

·         Governador Blairo Maggi, Estado de Mato Grosso